Brasília Sem Fronteiras também traz histórias sobre o ensino de português para estrangeiros e o olhar internacional sobre a cidade
Laysla Bonifácio, diretora-executiva do Instituto Cultura Brasileira, estreia coluna em junho no Brasília News
(Por Jamila Gontijo)
Todas as nacionalidades cabem no Quadradinho. Mundos diversos, de diferentes origens e idiomas se cruzam em Brasília, sede de missões diplomáticas e organismos internacionais. E o Brasília News resolveu contar, por meio de crônicas, como a Capital Federal é cosmopolita. As histórias passam a ser contadas quinzenalmente por Laysla Bonifácio, a mais nova colunista do Brasília News, que vai trazer referências locais e universais para falar dos desafios cotidianos, das surpresas e recompensas do ensino do português para estrangeiros. Laysla é diretora executiva e também professora Instituto Cultura Brasileira – Português para Estrangeiros, além de doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB).
Com a chegadas do Brasília Sem Fronteiras, o Brasília News reforça sua vocação de mostrar a cena internacional da Capital Federal, formada pelos integrantes das missões diplomáticas que residem na cidade e também por quem trabalha nos diversos Organismos Internacionais que funcionam por aqui. A Universidade de Brasília também é um polo de atração de estrangeiros, no caso estudantes internacionais ou professores convidados para trocar experiências acadêmicas.
A coluna tem como foco as narrativas que surgem do cotidiano do ensino do português para estrangeiros, mas também toca outros idiomas e realidades, como o acolhimento de refugiados que chegam em busca de abrigo. Nesta trajetória intercultural, vamos passar pelos pontos turísticos e culturais de Brasília, acompanhando aulas fora dos espaços convencionais. Tudo com uma pitada de humor, drama e humanidade, com relatos de estrangeiros lidando com as diferenças culturais e as peculiaridades da vida brasiliense.
Quem é Laysla Bonifácio
Além do amor por Brasília, Laysla gosta de mergulhar na literatura espiritualista, nos romances gráficos e nas histórias de suspense. Gosta de escrever poemas, contos e crônicas. É diretora-executiva e professora no Instituto Cultura Brasileira – Português para Estrangeiros, além de doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Linguística Aplicada pela UnB, onde também se graduou em em Letras - Português do Brasil Como Segunda Língua e Letras - Língua Inglesa.
Comments