As dimensões monumentais de Brasília e o clima propício fazem da cidade um grande espaço para a milenar prática.
(Jamila Gontijo)
O céu de Brasília é um convite para a contemplação e um dos bons motivos para se praticar yoga ao ar livre. Junte isso ao clima propício – a certeza de que não chove em certos meses do ano, e você já tem algumas das razões para levar seu mat (o tapetinho de yoga) para passear. O mat é fundamental na prática ao ar livre porque ajuda a proteger os pés do piso irregular. Fazer yoga nos locais abertos de Brasília é também uma oportunidade de conhecer os monumentos da cidade ou visitar as sedes dos Três Poderes.
Foi exatamente na Praça dos Três Poderes que a professora de Yoga Andrea Hughes já promoveu uma aula aberta, e também em frente ao Palácio do Itamaraty, onde deu início ao projeto Yoga em Brasília, hoje com 11 anos. “Esse movimento começou quando eu trabalhava como guia de visitação no Itamaraty e então e passei a fazer as aulas abertas no gramado em frente ao Palácio do Itamaraty” – explica Andrea, ao lembrar que a ideia veio quando ela morou em Buenos Aires. “Fiz uma prática no bosque de Palermo com 200 pessoas e foi muito impactante pra mim. Quando voltei para Brasília eu resolvi trazer esse formato pra cá” – finaliza.
Quem quiser praticar yoga ao livre deve tomar apenas alguns cuidados, segundo Andrea: . “É importante praticar nos horários em que o Sol não esteja muito intenso e nem durante os períodos do ano em que há mais frio ” – alerta a professora de yoga, que também costuma promover aulas abertas na SQS 308 sul, quadra modelo de Brasília, na Praça dos Cogumelos. “Tem a natureza, o paisagismo do Burle Max e o urbanismo do Lucio Costa. Essa mistura de urbano e natureza me encanta!” – comenta Andrea, que também já fez aulas na mesma proposta na Ermida Dom Bosco, no Lago Sul, na Praça dos Cristais, no setor militar, e na Torre de TV, ao lado do chafariz.
Outros lugares citados por Andrea para praticar yoga são o Parque da Cidade e o CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil. Atualmente, Andrea Hughes promove aulas regulares na Oca Flutuante, que fica na Orla do Lago Paranoá, no Parque Olhos d´Água, na asa norte, e dentro do Museu da República, na Esplanada dos Ministérios. Quem quiser saber os dias e horários das práticas, basta checar o perfil Yoga com Afeto @yogacomafeto no Instagram.
O próximo encontro aberto com Andrea Hughes acontece neste sábado 22, SÁBADO às 18h. As vagas são limitadas.
.
Comentarios