top of page

Março, mês da francofonia, traz mostra especial de cinema francófono

A exibição acontece no SESC da 504 sul e a curadoria foi feita pelas Embaixadas de Luxemburgo, Bélgica, Canadá, Suíça e França. Abertura acontece na Sala Le Corbusier da Embaixada da França.


Produção canadense para toda a família integra a Mostra no SESC


Para marcar o mês da francofonia, que é promoção do idioma francês e da cultura a ele associada, uma mostra especial de cinema será oferecida gratuitamente ao público de Brasília. São 6 filmes, todos legendados em português.


Além dos filmes em francês, idioma presente em mais de 36 países. o mês da francofonia traz uma rica programação artística e cultural. No Brasil, representações de 54 países membros da Organização Internacional da Francofonia (OIF), participam da iniciativa que busca promover os valores da democracia, da paz, dos direitos humanos, do diálogo entre culturas e civilizações, da solidariedade e do desenvolvimento, da educação e do compartilhamento do conhecimento. Manifestações artísticas de várias áreas serão organizadas em diferentes cidades brasileiras. Muitas com a presença do público e gratuitas, outras online. O website francofoniabrasil.org dá acesso ao vasto programa proposto em todo o Brasil.


Os eventos da francofonia em Brasília são organizados pelas embaixadas francófonas presentes na capital, em parceria com a Aliança Francesa, o Liceu Francês François Mitterrand, a Federação Brasileira dos Professores de Francês, a Associação de professores de francês do Distrito Federal, a Universidade de Brasília e o SESC-DF.



MOSTRA DE CINEMA DA FRANCOFONIA


Abertura oficial da Mostra na Sala Le Corbusier / Embaixada da França

Data: Quarta feira 13/03 às 19h.

Discurso de abertura às 19h30


Projeção do filme Sr. Blake, ao seu dispor!

De Philippe Résimont. 2023. Luxemburgo Com John Malkovich, Fanny Ardant. 105min. Comédia dramática. 12 anos. Desde a morte de sua esposa, Diane, Andrew Blake não quer mais nada. Tudo o que ele consegue pensar é em voltar para a França, para estar mais perto dos dias felizes que teve no país onde conheceu Diane, e para isso ele está preparado para abandonar o sucesso e o conforto e correr todos os riscos. Mas quando ele chega como mordomo estagiário no Domaine de Beauvillier, nada sai como planejado.


Programação na unidade SESC 504 Sul de 14 a 17/03

Horários: 17h e 19h. Entrada gratuita, sujeita à capacidade da sala (120 lugares).


Quinta-feira, 14 de março | 19h Unidade SESC 504 Sul A Página em branco De Murielle Magellan. 2012. França. Com Sara Giraudeau, Pierre Deladonchamps 99min. Comédia. 12 anos. Eloïse está sentada sozinha em um banco em Paris. Ela não consegue se lembrar quem ela é, de onde ela vem ou como ela chegou aqui. Então, ela começa uma investigação engraçada sobre sua vida. Essa amnésia pode juda-la a encontrar o amor e reinventar sua vida.


Sexta-feira, 15 de março | 19h Unidade SESC 504 Sul A noiva do poeta De Yolande Moreau. 2012. Bélgica, França. Com Yolande Moreau, Anne Benoît. 103min. Comédia Dramática. Livre. Amante da pintura e da poesia, Mireille vive como garçonete na cafeteria do Beaux-Arts, em Charleville-Mézières, enquanto ganha a vida com pequenos furtos e contrabando de cartuchos de cigarro. Incapaz de arcar com os custos de manutenção da grande casa da família que herdou às margens do rio Meuse, Mireille decide receber três inquilinos...


Sábado, 16 de março | 17h Unidade SESC 504 Sul Jules no país de Asha De Sophie Farkas Bolla. 2023. Canada. Com Alex Dupre, Gaby Jourdain. 99min. Ficção. Livre. Em um dia frio de inverno em 1940, Jules e sua família se mudam para a casa de seu tio, o prefeito de uma vila de colonos no norte de Quebec. Devido a uma rara doença de pele, ele não tem amigos. Portanto, seu maior desejo é melhorar. Quando seu cachorro Flagrant foge para a floresta, Jules não tem outra escolha a não ser sair de casa para encontrá-lo.


Sábado, 16 de março | 19h Unidade SESC 504 Sul A linha De Ursula Meier. 2022. Suíça, Bélgica, França. Com Stéphanie Blanchoud, Ursula Meier. 107min. Drama. 14 anos. Depois de uma briga violenta com a mãe, Margaret é sentenciada a uma medida restritiva e precisa manter pelo menos 100 metros de distância da casa da família. A filha caçula é encarregada pela mãe de pintar uma linha representando este limite em volta da casa, o que apenas intensifica o desejo de Margaret de ficar perto da família.


Domingo, 17 de março | 17h Unidade SESC 504 Sul O oceano visto do coração De Iolande Cadrin-Rossignol. 2023. Canada Com Jonathan Balcombe, Tamatoa Bambridg. 107min. Documentário. Livre. Um hino à vida em sua forma mais rica e preciosa, que deve ser preservada se quisermos sobreviver, junto com outras espécies, em nosso planeta azul. Filmes legendados em português. Entrada Franca. Sujeito à lotação (120 lugares). As embaixadas responsáveis pela seleção dos filmes são: Luxemburgo, Bélgica, Canadá, Suíça e França.


Filmes legendados em português.


Kommentare


bottom of page