top of page

Natiruts faz show de despedida em Brasília, parte da turnê Leve com Você

Com quase 30 anos de carreira, a banda nascida em Brasília encerra seu ciclo musical e já deixa os fãs com saudades, como conta Julia Mesquita na coluna #ArteporTodaParte


(Foto de divulgação da banda Natiruts)


(por Júlia Mesquita, da coluna #ArteporTodaParte)

 

Nascida em Brasília no final dos anos 90, Natiruts já foi Nativus, mas precisou ser rebatizada por causa de uma banda catarinense de música nativista que já levava esse nome. A troca de nome não comprometeu a autenticidade da banda de Brasília, que levou o reggae brasiliense para o mundo todo, e cujo DNA tem a cara da Capital Federal, seja na conexão com a natureza ou com a água, seja do mar ou do lago Paranoá.


O Natiruts foi criado como uma brincadeira entre amigos que frequentavam os mesmos lugares de Brasília. Por volta de 1994, Alexandre e Juninho tocavam violão e bongô nas festas de amigos. As coisas começaram a ficar mais sérias quando  Alexandre, vocalista que era estudante de computação na Universidade de Brasília, conheceu Luís e Bruno no time de futebol da UnB. Logo depois, juntaram-se à banda André Carneiro e Izabella.


O primeiro disco da banda trouxe o reggae raiz e os trabalhos posteriores foram ganhando influência da música brasileira. Quando ainda se chamava Nativus, o grupo vendeu 40 mil discos independentes com o sucesso "Presente de Um Beija-Flor", até ser contratada pela EMI. A nova edição do disco, Nativus, vendeu 450 mil cópias. O segundo disco, Povo Brasileiro, foi produzido por Liminha e, como o reggae de Bob Marley, tem músicas com mensagens de alto teor político, como "Proteja-Se e Lute" e "Povo Brasileiro".

Em dezembro de 2023, Natiruts encerrou o ano com um último show em Fortaleza. Logo após, em 26 de fevereiro de 2024, a banda anunciou a turnê de despedida "Leve Com Você" . O grupo liderado pelo vocalista Alexandre Carlo vai encerrar a carreira musical de quase três décadas com 20 shows pelo Brasil e o nome da turnê final é um tributo ao single lançado pela banda em 2002.


Em um vídeo poético nas redes sociais, o Natiruts disse acreditar que já cumpriu sua missão: “Entregamos pra vocês um beija-flor que voou pelo mundo por três décadas beijando a casa e o coração de todas as pessoas.” E completa: “Como o ciclo da natureza, essa é a condição da nossa existência: nascer, crescer, dar bons frutos, alimentar e renascer. Agora chegou a hora de renascer de outras formas, de começar um novo ciclo”.

O grupo que bradou por “Liberdade para dentro da cabeça” se junta ao time das bandas que fizeram história e agora decidiram exercer a própria liberdade de traçar novos caminhos. Natiruts marcou o reggae brasileiro e, depois de 28 anos de estrada, se prepara para uma despedida.


Como grande fã da banda, o coração fica imensamente grato por Natiruts ter feito parte da minha vida como um todo, ensinando sobre a liberdade e por mais que o amor seja difícil, querer aprender e continuar. Natiruts trouxe a leveza para nossos corações, banda que marcou do inicio ao fim. Eu já estou com meus ingressos de despedida garantidos!


Músicas Mais Famosas


Natiruts tem um repertório repleto de sucessos, aqui estão algumas das músicas mais famosas da banda:


Liberdade pra Dentro da Cabeça”

Um dos marcos iniciais do sucesso da banda. A música é um hino à busca pela paz interior e pela liberdade de pensamento. Sua letra sugere uma jornada de autoconhecimento e desapego, onde o que não serve mais é descartado, permitindo que o indivíduo encontre a verdadeira liberdade e paz que sua alma anseia.

O refrão repetitivo “Liberdade pra dentro da cabeça” enfatiza a ideia de que a liberdade verdadeira começa dentro de nós mesmos, em nossa mente e coração, antes de se manifestar no mundo exterior. A música também toca na importância de estar em harmonia com a natureza, que pode ser uma mestra, ensinando sobre as coisas que vêm do coração e a constante transformação da vida.


“Andei Só”

Com uma pegada mais romântica, foi lançada em 2001 e também é um grande sucesso no repertório da banda.


“Quero Ser Feliz Também”

Uma canção que transmite positividade e busca pela felicidade.


“Sorri, Sou Rei”

Nessa canção, Natiruts combina temas românticos com uma filosofia de vida positiva. Apesar das adversidades e do sofrimento que o amor pode causar, a mensagem é clara: é importante se manter aberto às possibilidades, dançar, sentir o calor e olhar o universo ao redor.


“Natiruts Reggae Power”

Uma das músicas que representa a essência do reggae de raiz da banda.

Confira as datas da turnê:

De acordo com o site da Eventim, as vendas para a turnê “Leve Com Você” estão abertas desde o dia 27 de fevereiro.


Com 20 datas confirmadas pelo Brasil, confira:


8 de junho – Brasília – Arena BRB Mané Garrincha

15 de junho – Rio de Janeiro – Jockey Club

22 de junho – Juiz de Fora – Estacionamento Estádio Municipal

6 de julho – Fortaleza – Iguatemi Hall

13 de julho – Natal – Arena das Dunas

20 de julho – João Pessoa – Domus Hall

27 de julho – Recife – Classic Hall

3 de agosto – Porto Alegre – Espaço D’Areia

11 de agosto – Florianópolis – Arena Opus

24 de agosto – Belo Horizonte – Arena da Independência

31 de agosto – São Paulo – Allianz Parque

7 de setembro – Salvador – Arena Fonte Nova

14 de setembro – Vitória – Praça do Papa

21 de setembro – Aracaju – Centro de Convenções AM Malls Sergipe

28 de setembro – Teresina – Arena Praia de Verão Teresina Shopping

12 de outubro – Ribeirão Preto – Estádio Comercial

19 de outubro – Manaus – Studio 5 (Mais informações no site do artista)

2 de novembro – Curitiba – Pedreira Paulo Leminski

7 de dezembro – Belém – Espaço Náutico Marine Club

 

Comentários


bottom of page