top of page

Premiado pianista francês faz apresentação na Escola de Música de Brasília

O jovem e já premiado pianista Clément Lefebvre se apresenta pela primeira vez no Brasil, começando por Brasília e seguindo a turnê em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro



Quem for ao recital de Clément Lefebvre, que acontece nesta quarta-feira 23 no Teatro Levino de Alcântara da Escola de Música de Brasília, pode se surpreender com a já premiada atuação do jovem pianista francês. Clément Lefebvre coleciona prêmios e reconhecimento internacional.


Se houvesse um círculo contemporâneo de poetas-músicos, Lefebvre seria o porta-estandarte de sua geração. Seu primeiro álbum, “Rameau/Couperin”, lançado em 2018 pela Evidence Classics, o revela como tal ao público e ao mundo musical. Este álbum traz sua assinatura artística única, que lhe rendeu reconhecimento imediato e unânime.


O segundo álbum de Lefebvre, “CHOC de Classica”, foi lançado em novembro de 2021 e dedicado a Ravel. O trabalho foi muito elogiado pela crítica especializada que apontou Levebvre como o “Raveliano” das próximas décadas.


Lefebvre chega ao Brasil trazido pelo programa Ciclo de Jovens Pianistas, desenvolvido pela Embaixada da França no Brasil em parceria com a rede de Alianças Francesas para divulgar jovens talentos da música na América Latina.


Trajetória

Sua personalidade autêntica e o seu senso poético foram especialmente notados no Concurso Internacional Long-Thibaud-Crespin 2019, no qual é vencedor. Antes disso, foi reconhecido do outro lado do Canal da Mancha, ganhando, em 2016, o 1º Prêmio e o Prêmio do Público no Concurso Internacional de Piano James Mottram, em Manchester. Esta dupla consagração surge ao longo de um percurso musical que começa no norte de França, depois em Paris, com apenas dez anos, com Billy Eldi, que lhe dá como bagagem os fundamentos da arte musical.


Prosseguiu em Lille, onde se forma com Marc Lys e Jean-Michel Dayez, depois no Conservatório Boulogne-Billancourt na classe de Hortense Cartier-Bresson, e finalmente no CNSM em Paris: aluno de Roger Muraro e Isabelle Dubuis, ele também recebe conselhos de Claire Désert, Alain Planès e Pierre-Laurent Aimard. Extremamente exigente consigo mesmo, após estudar com estes mestres, deve particularmente à Roger Muraro o rigor em seu pensamento musical, profundidade e imaginação expressiva, seja pela atenção dispensada à clareza do discurso musical ou à criação de um universo sonoro. Pedra por pedra, sua carreira artística tem sido construída de forma sólida.


Clément Lefebvre já foi convidado a dividir o palco com Philippe Bernold, Anne Queffélec, Anastasia Kobekina, Olivier Patey, Philippe Bianconi, Eva Zavaro, Guillaume Chilemme. Apresenta-se regularmente em duo com o pianista Alexandre Lory, ambos empenhados em explorar as grandes partituras orquestrais através da arte da transcrição.


Serviço: Clément Lefebvre - Recital de piano 23 de novembro de 2022, 20h.

Local: Escola de Música de Brasília – Teatro Levino de Alcântara Endereço: SGA/Sul, Quadra 602. Entrada franca


Comments


bottom of page