top of page

Vindima em Brasília: colheita de uvas a poucos minutos do centro da Capital Federal

Vinhedo localizado a 20 minutos do Congresso Nacional oferece tradição milenar de colheita e "pisa" de uvas

 

(Jamila Gontijo, da coluna Estilo Brasília)


Uma taça de vinho tem aromas e sabores que vamos descobrindo à medida de apuramos o paladar. E essa riqueza gustativa também carrega tradições milenares e memórias ancestrais sobre a produção de uvas. A vindima, momento de colheita das uvas que depois passam pela  “pisa” para a feitura do vinho, é ponto mais marcante dentro da viticultura. É um momento de celebração de todo o trabalho do plantio das parreiras.



Eu tenho uma visão romântica deste momento de colheita das uvas, talvez pelos filmes que assisti, os documentários sobre a produção de vinho no Velho Mundo ou pela memória que carrego dos meus ancestrais vindos do norte da Itália.


Com a modernização da produção de vinhos, ficou cada vez mais difícil encontrar um lugar onde poderia participar da vindima, que acontecem de uma a duas vezes por ano, a depender da região. Procurei algumas vezes por esse momento quando visitei regiões de vinícolas no Napa Valley da Califórnia e em Portugal.


A surpresa é que foi aqui em Brasília, a quinze minutos da minha casa, que eu finalmente tive a experiência da vindima no Vinhedo Lacustre, onde a colheita das uvas no inverno foi transformada em uma experiência gastronômica e cultural. O Lacustre fica no Setor de Mansões do Lago Norte e tem um ambiente aconchegante e bucólico.

A mesa farta montada no bistrô do Vinhedo Lacustre, ao lado da plantação de uvas.


O nosso grupo começou a visita com um lanche servido em uma mesa ao lado das parreiras. Fomos recebidos por Antonieta Silva, Relações Públicas da Casa, que nos apresentou ao proprietário, Marcos Ritter. Ritter explicou que a produção de vinhos acontece toda no vinhedo, usando castas adaptadas ao terroir local e desenvolvidas pela Embrapa, como a uva Lorena, além das castas mais tradicionais. Em breve, eles estarão produzindo espumante rosê com uvas produzidas nas terras do Lacustre.


Chef Rodrigo Cabral, RP Antonieta Silva, proprietário Marcos Ritter, Jamila Gontijo e o Hairstylist Eliel Almeida


Atualmente, o Vinhedo Lacustre produz 5 mil garrafas de vinho por ano e quem visita o espaço pode degustar os rótulos produzidos localmente. Uma das opções é agendar uma degustação guiada com enólogo. O Vinhedo tem ainda um bistrô que oferece cafés, almoço e jantar com gastronomia italiana assinada pelo chef Rodrigo Cabral, que fez sua formação no Piemonte e ficou conhecido em Brasília pelo trabalho em missões diplomáticas.


Depois de comer os pães e bolos produzidos no bistrô do Vinhedo, além do café também produzido localmente e de uma sangria feita com vinhos da Casa, nos preparamos para iniciar a colheita das uvas.


Fomos entrando na trilha que dá acesso às parreiras e em pouco tempo o grupo foi silenciando, imerso nas sensações do cheiro de terra molhada, o verde das parreiras e o mais impactante: as uvas de vinho intenso pendendo dos galhos. Comemos e colhemos as uvas e seguimos para a parte da pisa nas mastelas de madeira.


A pisa foi uma experiência sensorial única


A sensação de pisar as uvas é uma explosão de sentidos: o cheiro das uvas que sobe do chão, a textura das uvas explodindo debaixo dos pés, o líquido roxo, vinho e cereja que escorre da polpa...é realmente uma experiência única. Depois da pisa, está tudo pronto para limparmos os pés, e ainda pisar em um tecido de pano para deixar a marca da sola dos nossos pés, que estão pintados com a tinta que sai das uvas. Quem quiser, leva para casa esse pergaminho da vindima, uma lembrança de uma experiência deliciosa!


Deixo aqui para vocês informações sobre passeios e também as datas de realização das próximas vindimas. O site do Vinhedo Lacustre é o www.vinhedolacustre.com.br. Lá também acontecem passeios de balão, com agendamento. Outra opção de visita é fazer um piquenique ou ver o pôr-do-sol do mirante bebendo espumante com petiscos feitos na Casa. As reservas para o bistrô podem ser feitas pelos telefones (61).999266262, (61) 98613-9301 ou (61)98145-9929. O Bistrô funciona de quarta a sexta das 18h às 22h. Sábado de 11h às 15h30 e das 18h às 22h30. Domingos de 11h às 15h30.


Endereço do Vinhedo Lacustre:

SMLN Mi TR 03 Chácara 144.13, NÚCLEO RURAL JERIVÁ - Entrada “C” Lago Norte, Brasília - DF CEP: 71.536-214





Comments


bottom of page