Da opinião de que a música é a trilha sonora de nossas vidas, Crônicas de uma Yoguini revela a importância da música na sua prática de yoga.
Madonna, praticante de Yoga, já revelou como a prática mudou sua vida pra melhor.
(capa do álbum True Blue)
(Andrea Hughes, de Crônicas de uma Yoguini)
A música me acompanha em todos os momentos da vida: ao acordar, dirigir, lavar louça, tomar banho e na prática de yoga não poderia ser diferente. Algumas atividades inclusive se tornam bem mais chatas para mim sem música, exemplo: faxina.
Tudo começou na era da fita cassete, eu e meu walkman. Gravava as fitas com as músicas que mais me apeteciam que tocavam na rádio. O resultado era, muitas vezes, um Frankenstein, com pedaços de músicas e falas de radialistas, mas eu amava.
Logo uma nova tecnologia nos alcançou e meu pai me deu de presente um diskman e 2 CDs clássicos, na época novidades: o álbum True Blue da Madonna e o Thriller do Michael Jackson.
(capa do álbum Thriller)
Seguimos com os CDs por um tempo. Gravei inúmeros para minhas aulas, quando me surge o maravilhoso mp3 player, um aparato pequenino, que cabia um milhão de músicas e ainda nos permitia fazer listas. Aí eu fui ao delírio. Mas ainda não era o Spotify, que barrou todo mundo. Lembro até hoje do meu querido primo Kaian falando pra mim "você precisa disso, você vai amar", e ele estava certíssimo.
Spotify é a ferramenta onde encontro quase tudo de música que procuro, o sonho dos amantes da música. É pelo Spotify que preparo playlists exclusivas para minhas aulas de yoga e sempre as disponibilizo aos alunos pós-prática.
Nas minhas aulas de yoga como aluna, antes de me tornar professora, meus primeiros professores, que foram também os que me formaram, usavam músicas calmas e meditativas nas aulas, mas também músicas de outras partes do mundo, música brasileira, africana, e claro que indiana, mas uma grande mistura, que eu adorava e carrego muitas delas para minhas aulas hoje.
Sinto que a música altera nosso estado de espírito. Ela tem o poder de nos animar, acalmar, elevar, e me aproveito disso nas minhas práticas de forma categórica.
Gustavo disse que usou as músicas das nossas aulas de yoga na sua viagem com o filho para a Bahia, e que a cada música o filho dele dizia "nossa, como ela é boa nas escolhas das músicas"; Adriana disse que acha música importantíssimo, mas que o único momento do seu dia em que ouve música é nas nossas aulas e que ela adora as seleções; Breno disse que eu relembro e acrescento músicas ótimas para o seu repertório; Dais disse que manda nossas playlists para uma amiga, que se aposentou e foi morar na praia, e que ela tem amado; fora todos os que cantarolam as músicas no meio da prática, unindo os inúmeros benefícios da yoga ao famoso "quem canta seus males espanta".
Amo demais essa junção de yoga com música, não vivo sem!
Comentarios